
VANTAGENS
O tijolo ecológico surgiu como uma alternativa com menos danos ao meio ambiente em relação a alvenaria comum. Esse material, também denominado tijolo solo-cimento, é feito misturando-se água, cimento e solo. Esses componentes são unidos de forma homogenia e compactados em prensas manuais ou hidráulicas, podendo receber até 6 toneladas de pressão.
Ele é chamado de ecológico por não possuir queima em seu processo de fabricação, portanto não libera C02. Também, sua utilização dispensa o uso de vigas e pilares, evitando o desperdício de madeira para as formas.
Um fato importante é a possibilidade da passagem de tubulação elétrica e hidráulica conforme a parede vai sendo montada, o que evita a quebradeira na alvenaria. Isso diminui o custo e otimiza o tempo da construção.
Após prontas, a parede pode receber apenas o verniz para proteção, deixando os tijolos aparentes, ou receber argamassa e qualquer tipo de revestimentos. Ele pode também, receber pintura sem a aplicação de massa anteriormente, deixando a textura da parede aparente. Essa opção de deixar o tijolo visível reduz os gastos com revestimentos e ajuda a fazer o sistema ficar mais econômico ainda.
Por conta dos encaixes, o alinhamento e o prumo da parede são feito de forma rápida. O vão do bloco facilita a colocação de tubos e fiações, permitem também um encaixe perfeito das unidades.
Além disso, o corte do tijolo solo-cimento é dispensável porque a maioria dos fabricantes já produz o meio bloco.


Quais as vantagens de usá-lo?
1- Polui menos o meio ambiente pois não precisa ser cozido em fornos, eliminando a utilização de lenha e a emissão de gases de efeito estufa pela queima.
2- Gera pouco entulho
3- Maior durabilidade, podendo ser até 6x mais resistentes.
5- Tem um ótimo isolamento termoacústico
6- Rapidez na construção
7- Acabamento mais fino. Faces lisas dispensam revestimentos, pode ser feiro apenas com impermeabilizante. Dispensando reboco.
8- Melhor distribuição de cargas na estruturas proporcionando maior segurança.
9- Facilita instalações elétricas e hidráulicas. Dispensa o quebra-quebra nas paredes. Diminuindo a geração de entulho e proporcionando uma obra limpa.
10- Redução de cerca de 80% em cimento, 50% em ferro e até 100% em madeira para formas de pilares.
11- Diminui as cargas que chegam na fundação proporcionando economia na infraestrutura.
12- Não requer mão de obra qualificada.
13- Não tem restrições quanto a reformas e futuros novos vãos.
Portanto, coloque tudo na ponta do lápis e veja o que fica mais em conta para você; tanto em custo de materiais quanto em tempo de obra. Procure um profissional qualificado para fazer esse serviço, evitando possíveis transtornos na sua edificação.